Oláááá queridoss. Tem quem ame Geo física e quem odeie. Eu, particularmente, adoro tudo relativo à Geografia, tanto a humana, geopolítica e a física. É lindo quando entendemos o porquê das coisas...
Nessa aula aprendemos sobre a pressão do ar, que vamos rever agora. Tomem nota!
PRESSÃO DO AR
Vimos que o ar e a água (e na verdade, tudo no planeta) são compostos por moléculas e que elas se movimentam. Ora ficam mais juntinhas, ora mais separadas.
No caso da água em estado sólido, as moléculas estão bem juntinhas grudadas, por isso a água fica dura. No estado líquida, mais afastadas, e no gasoso MUITO afastadas.
O que faz com que elas se aproximem ou se afastem é a energia. Calor é energia. E quanto mais calor, mais energia damos a elas. Essa energia faz elas se movimentarem.
Crianças com muita energia se MOVIMENTAM MUITO.
No frio é o oposto, pois a energia está muito baixa, logo, elas se aproximam.
Na ausência de energia, as moléculas se aproximam. (Aqui em casa, a conchinha com o maridão é tarefa obrigatória no inverno).
O gelo, se tirarmos da geladeira, começa a derreter, pois como a temperatura é maior, as moléculas começam a se movimentar, uma vez que a energia é maior. Como elas se movimentam elas rompem aquela estrutura sólida (como se quebrasse a molécula) e ele começa a derreter.
E com o ar, é a mesma coisa?
SIM!
Como no frio as moléculas estão bem juntinhas, logo, esse ar é mais DENSO. Como no calor as moléculas estão mais afastadas e há espaço entre elas, esse ar é mais LEVE.
Se o ar frio é denso, ele desce, pois é pesado. Se o ar quente é leve ele sobe!
No ar frio, as moléculas bem próximas está faltando o quê? ESPAÇO. (Falta espaço então a pressão é alta).
No ar quente, moléculas afastadas está sobrando o quê? ESPAÇO! (sobre espaço então a pressão é baixa).
No ar frio, as moléculas bem próximas está faltando o quê? ESPAÇO. (Falta espaço então a pressão é alta).
No ar quente, moléculas afastadas está sobrando o quê? ESPAÇO! (sobre espaço então a pressão é baixa).
Se essas pessoas fossem moléculas, tudo o que elas queriam ela um busão vazio né? As moléculas de ar são assim.
O ar frio (alta pressão) vai SEMPRE se dirigir a uma zona de ar quente (baixa pressão).
E dá para saber disso na praia.
O que esquenta mais rápido, a areia da praia ou a água do mar?
ÓBVIO QUE É A AREIA DA PRAIA!
10h a areia já está arrancando pedaço do pé. Aí tu corre em direção ao mar na esperança de alívio e a água está....
Gelada!!!!!!!
Em cima do mar temos o ar frio (alta pressão). Sobre a areia da praia temos o ar quente (baixa pressão). Portanto o vento vai soprar de dia, do mar em direção à areia...É a famosa brisa do mar.
E de noite? A água finalmente esquentou (pois passou o dia absorvendo o calor do sol) e a areia está....fria. Inverteu. Sobre a água tenho uma baixa pressão (ar quente) e sobre a areia alta pressao (ar frio). Agora vai soprar da areia em direção ao mar.
Então, isso ocorre na praia, na cidade, no seu bairro, na sua rua...Sim, o ar se movimenta por diferença de pressão.
DIMINUIÇÃO DA TEMPERATURA EM GRANDES ALTITUDES.
Bom, vocês já sabem que em lugares altos a temperatura é bem baixa...Por isso a serra gaúcha tem um inverno bem mais frio do que em Porto Alegre.
Olha o que aconteceria se não houvesse gravidade na Terra.
A gravidade atrai tudo para o centro da Terra. Sendo assim, quem está mais perto desse centro tem a gravidade agindo com mais força.
Onde eu estou mais próxima do centro da Terra? No pico da montanha ou ali na graminha? Então próxima à superfície eu vou ter uma gravidade maior, certo?
Mas sora, entao no pico da montanha eu saio voando?????
hahahahahaha nao né, tu é muito pesado para isso. Mas o ar não.
Lá em grandes altitudes eu tenho menos gravidade, e consequentemente tenho menos ar. O ar é raro, portanto RARO EFEITO = RAREFEITO.
Onde terei mais ar? Próximo ao nível do mar porque ali tem mais gravidade, e portanto, ela vai manter o ar "colado" à Terra.
E o que o ar tem a ver com o calor? Tudo! O ar é o que mantem o calor aprisionado. Se o meu ar láááá em cima é menor, meu aprisionamento também será menor.
O outro fator que faz com que em altas altitudes a temperatura seja menor é a reflexão são os raios solares.
Agora imaginem os raios solares atéééé chegar em altas altitudes, ele já perdeu calor? Com certeza.
Certo?
Então retomando pessoal, quanto mais próximo ao nível do mar, mais gravidade, mais ar e mais chance de aprisionar o calor. Além disso, proximo à superfície, o calor do sol reflete e começa a perder calor. Portanto, o nível do mar é o primeiro que esquenta. Em altas altitudes esse calor já se perdeu e chegará lá com bem menos intensidade.
Beijo e anotem as dúvidas se tiverem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário