sábado, 18 de março de 2017

Causas da formação dos desertos africanos e vegetação

Olááá. E então pessoal, vimos na última aula o que causa o deserto do Saara. Vamos pontuar essas questões e tomem nota queridos. Até porque, o resumo que pus no quadro é muito limitado.

Primeiro fator, ZONA DE ALTA PRESSÃO. 

Vocês viram no último conteúdo que os ventos sempre se deslocam da alta pressão em direção à baixa pressão né?

Tomando a zona tropical da Terra (a que vai de um trópico ao outro) qual é a zona mais quente?

Se o Equador é mais quente do que os trópicos, então o ar nos trópicos tem uma pressão mais alta, correto? E se tem uma pressão mais alta, eles irão em direção para o Equador porque lá a pressão é baixa.

Bom, se eles estão indo em direção ao local mais quente da Terra, quando esses ventos chegam no Equador o que acontece?


Se esquenta, aquele ar vai subir, pois as moléculas se afastaram pela maior quantidade de energia. Porém, ao subir, subir, subir, aquela massa de ar vai....



Então, ele fica frio...As moléculas se aproximam e aí toda aquela umidade que elas estavam carregando cai em forma de:


Chuva! Chive na Linha do Equador....Só que o ar frio, começa a descer (porque o ar frio é pesado)...Ela retorna para os trópicos, mas retorna como Deborah?


Secco!

Bom, e vento seco causa chuva galera?

Não né. E se não chove, o que tenho? DESERTO. 


Ta aí a ilustração...Agora que vocês entenderam, essa imagem se torna simples. (Mas imagina entender isso antes da explicação?)

segundo fator, CORRENTES MARÍTIMAS. 


Correntes marítimas foi o "busão" do pai no Nemo.

Bom pessoal, isso é simples. Vocês sabem que a Terra é 70% água, correto? E que a Terra gira em torno dela (rotação) e gira no espaço (translação). Isso quer dizer que todo esse aguaceiro gira junto...E isso cria correntes. Que são como rios dentro do oceano. 

E claro, se a corrente se formou numa zona fria ela vai ser fria...E se formou em uma região quente ela vai ser quente...

Agora olha isso:


Parece o famoso quadro do Van Gogh, mas são as correntes marítimas. 

E o que elas tem a ver com o deserto?


No Norte e no Sul da África passam duas correntes marítimas. Como elas passam em uma região que tem as águas quentes por serem cortadas pelo trópico de câncer e capricórnio, a corrente marítima fria baixa a temperatura...Ou seja, aquela massa de ar úmida que está sobre o oceano, resfria.

Por que umida sora?

Porque ela está sobre o.....oceano?

Perfeito, se a massa de ar ficou mais fria, então as moléculas se aproximaram...E aí, toda a umidade que elas estavam segurando não deu mais para segurar, causando....CHUVA.



Olha ali, quando elas se aproximam, toda a umidade não pode mais ser "segurada" e cai.

Mas choveu onde? Em cima do oceano....Isso significa que quando a massa de ar entrar no continente ela vai entrar SECA.
E massa de ar seca causa chuva? Não! E se não chove eu tenho o que?
DESERTO!


Agora que vocês já sabem que os trópicos recebem ventos secos e que correntes marítimas frias também causam desertos, dêem um look nos desertos do mundo!


Opaaaaa, em todos os lugares que tenho deserto é zona de alta pressão (trópicos) e com correntes marítimas frias sora????????Ah pois é...Geografia é isso, você aprende um conceito e aplica em qualquer lugar do globo. :D

Terceiro fator: CONTINENTALIDADE

Vocês já sabem que areia, asfalto, concreto, tudo isso esquenta e esfria muito rápido né? Isso ocorre porque:


Se a areia, terra, rocha, não armazena calor, então se o Sol saiu de cima dela ela vai ficar....fria.

Se a água armazena calor e libera aos poucos, então quando o Sol sair de cima dela ela ainda estará quente, pois resfria devagar.

Pois é, então um país, por exemplo, que tenha MUITA terra em volta sem presença de água, vai ser um inferno de calor no verão e muito frio no inverno (a menos que ele esteja na linha do equador). 

Quanto mais perto da água, menos a temperatura varia...Afinal, se está no verão, durante o dia a água estará fria, e vai soprar uma brisa mais fria, o que reduz a temperatura.



Olha ali pessoal, perto de corpos de água, a água forma nuvens (pois nuvem é basicamente vapor, e para ter vapor preciso de água). Essas nuvens ajudam a segurar o calor do dia. O deserto não tem isso. Então além de as rochas não armazenarem calor, eu não tenho nem sequer nuvens...

Se tenho muita terra longe da água eu tenho CONTINENTALIDADE.

Se tenho muita água e menos terra tenho MARITIMIDADE. 

E no Norte da África a continentalidade é imensa, pois a África é praticamente um triângulo invertido.

:D

Geografia é linda né?

Bom e se vocês entenderam a formação dos desertos (que é o mais difícil) a vegetação vai ser facílimo. Olha só...

Uma vegetação precisa do que para crescer? MUITA LUZ SOLAR E ÁGUA. 

Ok, em que local do globo eu tenho isso em IMENSA QUANTIDADE?

EQUADOR. 

Portanto, na linha do Equador eu vou ter que tipo de formação vegetal?



Floresta do Congo...Porque fica no...Congo.

Aí saímos do deserto do Saara, e estamos indo em direção à linha do Equador. A umidade está aumentando, certo? Se está aumentando a vegetação vai sair do areião e começar a nascer...E como a vegetação nasce? Como uma árvore ou como uma grama?

Grama né...São as estepes africanas.


Estepes africanas. 

E se eu continuar indo em direção à linha do Equador....A umidade seguirá aumentando...Agora a grama vai virar uma árvore (pois ela está se alimentando melhor). 

Porém, nessa região da África, o clima fé de uma estação chuvosa e uma estação seca. O que isso quer dizer? Quer dizer que a vegetação vai passar uma estação sem se "alimentar" de umidade.  Se isso acontecer quer dizer que ela vai crescer, mas não crescerá tanto quanto uma floresta. 

Portanto ela ficará igual uma...?


Savana! 

Então a vegetação vai sempre depender da quantidade de luz solar (calor) e umidade. Quanto mais calor e umidade, maior a vegetação vai ficar. 


Olha ali, eu saio do deserto, eu vou ter a estepe (graminea) porque a vegetação vai recém começar a "nascer". É a vegetação em forma de bebê. Vindo para o Sul, aumenta a umidade (pois estou mais perto da linha do Equador) porém tenho um clima que chove em uma estação e não chove na outra. Serão as savanas. Uma estação a vegetação não se alimenta de umidade. Por isso as savanas são árvores médias e espaçadas entre si. Até que chego na linha do Equador e tenho muuuuita umidade e calor. Portanto, ali terei a floresta do Congo!

Beijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário