Olá queridos! Leiam esse conteúdo com calma e assista o vídeo indicado. Isso será cobrado mais para frente.
Vamos começar então.
Se você fosse um carteiro, que horário do dia mais ia detestar trabalhar?
Se vocês estavam em Porto Alegre nos últimos dias, então provavelmente dirão: QUALQUER HORA DO DIA SORA! NÃO IMPORTA A HORA, A GENTE VAI TÁ SUANDO!
Tá, mas precisamos escolher a pior hora de todas! Aquela hora que você sente que te jogaram dentro de um vulcão ativo...que hora seria essa?
MEIO-DIA!
Pois é, meio-dia é a pior hora do dia em termos de calor...
Mas e que hora seria mais "tranquila" quanto à temperatura?
O NASCER E O PÔR DO SOL.
Perfeito...Mas por quê?
Meio-dia, é a hora que o Sol está mais alto no céu. Bem no alto de nossas cabeças...Como os raios estão vindo? De forma vertical, também chamado de perpendicular. (Se liguem nas palavras que aparecerem em rosa pelo blog...Elas serão cobradas de vocês!)
E no início da manhã e no fim da tarde, como os raios estão chegando para nós? De forma inclinada, ou oblíqua!
Esses raios, saíram menos quentes do Sol? Não, né. Mas eles chegaram na Terra de modo diferente. Uns vieram de forma reta (perpendicular) e outros de modo inclinado (ou oblíquo).
Por quê, Sora?
Quando o dia começa, os raios estão recém aparecendo no horizonte, e quando se põe também. Mas meio dia, ele está em cima das nossas cabeças. Bem espalhado no céu.
Olha essa imagem aqui, de uma lanterna perpendicular e outra oblíqua que você vai entender melhor:
Estão vendo que a lanterna reta (que seria o meio-dia) está colocando todo o calor dela num ponto menor? E que a lanterna inclinada (nascer e pôr do sol) está colocando o calor dela em uma superfície maior? Então o calor se espalha por uma área maior, e, portanto, fica menos quente. É fundamental que você entenda isso!
Se entenderam, podemos seguir...
Agora vamos pensar em uma escala maior...Vamos pensar no planeta todo...
Por que existem pessoas que passam o ano todo vestindo touca, casaco e luvas e outras que passam o ano todo com bermuda e camiseta?
PORQUE TEM REGIÕES DA TERRA QUE OS RAIOS SOLARES CHEGAM DE FORMA MAIS PERPENDICULAR (RETA) E OUTRAS QUE ELES CHEGAM DE FORMA MAIS OBLÍQUA (INCLINADA).
Isso!!!!! Os raios solares se espalham de uma forma diferente no planeta também! Tem zonas que eles chegam mais retos e, portanto, colocam seu calor num ponto menor e fica muito quente. E outras que chegam mais inclinados, logo, o calor se espalha em uma área maior e esquenta menos.
Dá uma olhada aqui:
Olha só!!!! Os raios se espalham de forma diferente pela Terra porque ela é......
REDONDA!
E além de redonda, ela é inclinada.
Qual das três zonas da Terra as pessoas estão com mais ar-condicionado ligado?
Pois é, é ali onde está pintado de vermelho. E nos pólos da Terra, como os raios solares chegam? Vão chegar muito, muito, muuuuito inclinados. Tão inclinados que nem vai esquentar. Ahhhh então é por isso que lá tem muito gelo?
Sim, lá é tudo tão inclinado que até o pinguim inclinou a cabeça para responder!
A questão é que a Terra gira ao redor do Sol, galera. Então tem vezes que o hemisfério sul recebe os raios mais retos, e em outros momentos é o hemisfério norte. Olha só:
Olha ali, pessoal! Dia 21 de dezembro, os raios estão pegando verticalmente no trópico de capricórnio. Esse trópico está no hemisfério sul (onde nós estamos)...E não é coincidência que nessa data já estamos suando feito um porco, pois está entrando o nosso verão!
Depois, na data 21 de março já não está mais tão quente, pois agora os raios solares estão batendo verticalmente na linha do Equador! Lá, agora está um calor terrível!
No dia 21 de junho, os raios estão batendo verticalmente no trópico de câncer. Esse trópico está no hemisfério norte. Lá esquentou. Começou o verão deles.
Depois, completando o ano, chegamos no dia 23 de setembro. Os raios voltam a bater retos no Equador.
OPAAAA, PERAÍ.
Os raios solares bateram verticais:
uma vez no trópico de capricórnio;
uma vez no trópico de câncer eDUAS VEZES no Equador? Então é como se o Equador tivesse....DOIS VERÕES?
Sim, pois é!
Caramba! No Equador deve ser sempre muito quente!
Capaz! Tô de boa no Equador...
Isso aí pessoal, o Equador é a zona térmica mais quente da Terra por causa disso.
Então as zonas térmicas da Terra são:
Em amarelo é a zona tropical, pois ela vai de um trópico até o outro. É a zona da Terra mais quente já que é a única zona do planeta que recebe os raios solares verticalmente pelo menos uma vez por ano. Lembrando que dentro da zona tropical está o Equador, que é a zona mais quente de todas!
A zona verde é a temperada. Já não é mais tão quente, pois os raios chegam lá mais inclinados...E quanto mais para o extremo, mais inclinado os raios chegam. Até ficar muito frio. Em azul temos as zonas polares.
A zona polar do Norte é a zona Ártica.
A zona polar do Sul é a zona Antártica.
Então, resumindo, como a Terra dá uma volta completa em torno do Sol (o que leva um ano inteirinho) e por ela ser redonda e inclinada, os raios solares vão sempre se espalhar de uma maneira diferente. Quando eles chegam mais retos, fica mais quente, quando chegam mais inclinados, fica mais frio. Zonas polares os raios solares chegam muito inclinados, e na zona tropical eles chegam mais retos, o que a torna a zona mais quente de todas.
As zonas temperadas estão no meio do caminho. Não são quentes como a tropical e nem frrrrrias como as polares.
Leia, releia, faça resumo...Não importa, o importante é que você grave esse conteúdo e que entenda direitinho. Se tiver dúvida, me manda um e-mail: geo2rgia@gmail.com
Ponha no título do e-mail o nome e a turma.
Beijo!